Como devo criar meu Currículo

Levante sua mão se sua coisa favorita para fazer em uma tarde de domingo é aperfeiçoar as margens de resumo no Word.
Ninguém?

Não é nenhuma surpresa.

Não seria ótimo se você pudesse inserir suas informações em um currículo bem elaborado e pronto?
Bem, é exatamente por isso que existem modelos de currículos. O problema é que muitas pessoas acreditam que o uso de um modelo de currículo, embora conveniente, pode acabar ficando seu currículo negligenciado por recrutadores e sistemas de rastreamento de candidatos (ATS). Pode haver alguma verdade nisso, os profissionais de usar modelos de currículo superam os contras – você só precisa ser esperto com relação a isso.

Aqui estão algumas dicas e truques que ajudarão você a escolher um modelo de currículo profissional atraente para a contratação de gerentes e lógico para suas habilidades, experiência e objetivos de carreira.

Quais são as possíveis desvantagens de usar modelos de currículo?

Modelos de currículo existem para tornar sua vida mais fácil. A maioria dos processadores de texto, incluindo Microsoft Word, Google Docs e Apple Pages, oferece modelos de currículos gratuitos, permitindo que você crie um currículo com pouco ou nenhum esforço. Então, por que isso é ruim?

Existem aqueles que argumentam que com seis segundos ou menos para impressionar um gerente de contratação, usar um currículo tão básico pode dar aos gerentes de contratação a ideia errada (de que você é preguiçoso ou não original). A Microsoft, afinal, estima que mais de um bilhão de pessoas usam o Office todos os dias. Isso é um monte de pessoas que têm o mesmo modelo de currículo na ponta dos dedos. Portanto, o principal risco é que usar um currículo de cortador de biscoitos pode fazer com que você pareça um candidato a um cortador de biscoitos.

A questão é que os currículos são, por definição, documentos padronizados. Eles são projetados para comunicar as informações profissionais de um candidato da forma mais rápida e simples possível. E os modelos de currículos são perfeitos para organizar suas informações e torná-las atraentes.

A boa notícia é que há tantos modelos de currículos disponíveis on-line que você não precisa renunciar ao uso dos modelos do Microsoft Word que todos os outros têm. Aproveite o tempo para pesquisar on-line e você encontrará algo que agrada a você visualmente e ajuda a organizar seus pensamentos e experiências.

Como você escolhe o melhor modelo de currículo para você?
Quando você procura modelos de currículos para download on-line, você encontrará milhares de opções diferentes. Para diminuir as coisas, comece perguntando a si mesmo estas questões:

  • Quem é meu público?
  • A empresa tem uma presença ou cultura única?
    O trabalho exige habilidades que um modelo de currículo pode refletir?
  • O que eu quero que o modelo diga sobre mim?
  • Eu quero que reflita minha personalidade?
  • Como faço para encontrar um equilíbrio entre o meu público e personalidade?

    Conhecer as respostas a essas perguntas é fundamental, tanto para escolher um modelo quanto para adaptar seu currículo a ofertas de emprego e empresas. Por exemplo, digamos que você esteja se inscrevendo em uma corporação maior e mais tradicional. Você pode querer ir com algo que evite gráficos e cores chamativas para apresentar informações de uma forma mais conservadora. Isso é especialmente verdadeiro se a empresa usa um ATS (Applicant Tracking System), que geralmente não lê informações dentro dos gráficos. Então, se você usar um gráfico para ilustrar suas habilidades, há uma boa chance de o software não reconhecer essas habilidades.

Então, novamente, digamos que o mesmo trabalho exige que você seja criativo e corajoso. Você pode, nesse caso, querer adicionar um pouco de cor. Cabe a você encontrar um modelo de currículo profissional com o saldo correto.

O ponto aqui não é assustar você; Contanto que você seja atencioso com sua escolha, um modelo de currículo simples não prejudicará suas chances de conseguir uma entrevista. No final, é mais sobre a qualidade do seu conteúdo e não sobre a embalagem que ganha o dia.

Aqui estão alguns modelos de resumo de amostra:

O modelo tradicional de currículo

A escolha de um modelo de currículo tradicional é uma boa ideia para pessoas que estão se candidatando a empregos mais tradicionais ou corporativos. O efeito é limpo e profissional. Observe a falta de cor e elementos de design.

O modelo moderno de currículo

Um modelo de currículo moderno coloca um pouco de um giro no currículo tradicional. O exemplo abaixo é um modelo de currículo moderno com um toque de cor e alguns gráficos interessantes. O conteúdo permanece exibido em um formato cronológico reverso mais tradicional.
O objetivo de usar um modelo de currículo criativo é mostrar algumas de suas habilidades mais criativas. Os modelos de currículos criativos podem incluir elementos como infográficos, gráficos, designs, gráficos ou cores.

Embora essa possa ser a melhor abordagem para sua personalidade e seu conjunto de habilidades, lembre-se de sempre considerar o público. Esse tipo de modelo, por exemplo, será melhor nos campos criativos. Se você não está em um campo criativo, mas ainda gostaria de seguir essa abordagem, tente limitar o uso de gráficos, pois isso pode dificultar a passagem do seu currículo pelo software ATS.

O modelo de currículo feio

Existem obviamente modelos feios de currículos – aqueles que usam Comic Sans como fonte ou têm gatinhos usando gravatas neles sem nenhuma razão aparente. Pode haver valor em seguir essa abordagem (ninguém nunca dirá que você não se destacou), mas, em geral, os negativos superam os positivos.

Uma maneira de evitar que seu currículo fique feio é garantir que você não esteja comprimindo suas informações na página (como no exemplo abaixo). Use uma fonte de continuação de 10 a 12 pontos e certifique-se de equilibrar o texto com espaço em branco suficiente para dar ao seu currículo uma aparência clara.

Um resumo de infográfico de rosa quente com fonte Vivaldi pode parecer uma boa escolha no momento, mas não é. Escolha cores neutras, fontes legíveis e layouts limpos e considere adequar a apresentação de suas informações à estética e à cultura da empresa à qual você está se inscrevendo.

Se você decidir usar um modelo, poderá poupar muito tempo e esforço. E você pode acabar com um currículo impressionante, fácil de ler e atraente para os gerentes de contratação. Tudo o que você precisa fazer é refletir seriamente sobre o que você está escolhendo e pronto. Clique aqui para experimentar alguns modelos de currículos profissionais gratuitos.

E se você acha isso desanimador, lembre-se, o conteúdo ainda é rei. Então, todos os conselhos sobre como escrever um currículo ainda estão de pé. Você precisa de uma abertura matadora – um resumo de currículo ou um objetivo de currículo que diga ao gerente de contratação que você é a pessoa que eles querem imediatamente. Você precisará adaptar seu currículo à descrição do cargo adicionando palavras-chave e habilidades da oferta. Você vai querer adicionar suas conquistas à sua seção de experiência e torná-las quantificáveis. Dessa forma, o gerente de contratação sabe o que parece quando você agrega valor a uma empresa.