Como Informar seu Chefe sobre outra Oferta de Emprego

Como avisar meu chefe sobre uma nova oferta de emprego?Existe vários motivos para se comemorar uma oferta de emprego de outra empresa. Mas, uma vez que sua festa esteja concluída, você poderá se sentir desconfortável com a necessidade de informar seu chefe que uma outra empresa está lhe ofertando uma novo cargo.

É, de fato, uma situação delicada e você deverá agir de forma correta pois, poderá receber uma contra-proposta de sua atual empresa.  Isso pode levar a um aumento de salário caso a aceite ou abandonar o navio. Continue lendo para obter um guia passo a passo sobre como informar à sua chefia que está prestes a aceitar uma proposta de outra empresa.

  • Passo 1: Reflita sobre seus objetivos e elabore uma estratégia.
  • Passo 2: Reserve um tempo no calendário do seu supervisor.
  • Passo 3: Mantenha seu tom positivo.
  • Passo 4: Prepare-se para sua contra-oferta.
  • Passo 5: Negociar uma oferta de emprego em um aumento.

Passo 1: Pense em seus objetivos e elabore uma estratégia

O fato de receber uma oferta de trabalho externa não quer dizer necessariamente que você irá aceita-la e deixar a empresa. Talvez a oferta não tenha sido solicitada e essa seja uma chance de que você pode aproveitar para fazer uma avaliação de sua condição atual de trabalho. Mesmo que você tenha comparecido a uma entrevista, talvez não esteja certo se deve ou não assumir o novo emprego.

Avalie bem sua opções para ter certeza de quais são seus planos para sua carreira antes de comunicar a notícia para seu chefe. Se escolher permanecer na empresa atual, poderá gerar uma oferta de aumento ou em uma oportunidade nova na própria empresa. Se está planejando aceitar a oferta, seu próximo passo será avisar seu chefe que você está saindo da empresa.

Passo 2: Reserve um tempo no calendário do seu supervisor

O que devo levar para uma entrevista de empregoApós concluir se aceitará a oferta de emprego externa ou planeja usar essa oportunidade para discutir a possibilidade de obter uma promoção de cargo, será o momento de agendar uma reunião com seu chefe. Caso possível, isso deverá ser de forma presencial em vez de por telefone, mas poderá ser realizado por meio de videoconferência, caso você trabalhe remotamente.

Você vai querer avisar com pelo menos duas semanas de antecedência para finalizar e delegar seus projetos, além de treinar seu substituto, se aplicável. Não se sinta obrigado a divulgar os motivos da sua saída, ou revelar o nome da organização que deseja contratá-lo, seu novo cargo ou aumento de salário; certifique-se de expressar gratidão a seu gerente pela experiência de trabalho que você adquiriu em seu cargo. Deixe seu chefe saber qual será seu último dia na empresa.

Você deve avisar com duas semanas de antecedência para poder finalizar e transferir seus projetos, além de treinar seu substituto, se for o caso. Não se sita na obrigação de informar os motivos de sua saída, ou revelar qual é a empresa que deseja contratá-lo, qual seu cargo ou qual o valor do salário. Certifique-se de expressar gratidão ao seu chefe pela sua experiência na empresa. Não esqueça de informar a ele qual será seu último dia na empresa.

Etapa 3: Mantenha um tom positivo

A forma como você irá explicar a nova oferta de emprego pode definir o tom para uma experiência positiva, seja por seu objetivo de ter uma salário maior com seu empregador atual ou sair com uma porta aberta e com uma boa referência para sua carreira futura. Mesmo que você esteja ansioso em sair do emprego e ir em frente, é importante que não demonstre estar com pressa de terminar seu vínculo com a empresa.

É especialmente importante que se evite transparecer qualquer indício de negatividade sobre sua empresa atual, uma vez que você deseja que a porta esteja sempre aberta para o futuro. Em vez disso, mantenha sua mensagem de forma normal e direta, para que você possa facilitar uma possível contra-proposta para que você não saia de sua atual empresa.

Etapa 4: Prepare-se para uma contra-proposta

Pense sobre o que você determinou que seus objetivos de carreira seriam de volta na Etapa 1. Se seu objetivo era alavancar a oferta de emprego em um aumento, então você ficará entusiasmado com uma contra-oferta. Mas se você estiver animado para seguir em frente e aceitar a nova oportunidade, pode optar por recusar a contra-oferta, mesmo que pague mais do que o novo emprego.

É possível que, dependendo de suas qualificações, tempo no cargo etc, que depois de você transmitir sua intenção em deixar a empresa, seu chefe ou supervisor possa sugerir ao seu chefe uma contra-proposta para tentar segura-lo na empresa. Seu chefe poderá lhe perguntar qual seria seu novo salário e oferecer um aumento de salário para que você continue trabalhando com ele.

Para não que não seja pego de surpresa, pense no que decidiu fazer na Etapa 1. Se seu objetivo era gerar uma oferta de aumento, então conseguiu seu objetivo. Mas, se estiver mesmo propenso a sair para o novo emprego, poderá optar por recusar a contra-proposta, mesmo que seja maior que a oferta externa. É claro que, a nova oferta de emprego, mesmo que pareça estar agora com um salário menor, deverá possuir algum diferencial para que você recuse o aumento de salário.

Etapa 5: Negociar a oferta de emprego em um aumento

Se você não receber uma contra-proposta, mas espera aproveitar a oportunidade externa para uma situação melhor com sua empresa atual, talvez seja preciso ter uma carta na manga. Venha para a reunião que você agendou com seu chefe preparado com algumas pesquisas sobre salários para o seu cargo e mercado de trabalho.