Marketing - Principais Áreas de Atuação

Marketing – Principais Áreas de Atuação

A área de marketing é de suma importância hoje em dia pois é a área é possível a criação de estratégias que podem alavancar a divulgação de empresas, aumentando as vendas e a prospecção de novos clientes.

Se você tem interesse de atuar nessa área profissional de marketing, no artigo a seguir, confira alguns itens dessa área de atuação e os possíveis trabalhos.

Marketing

Essa área de atuação é muito dinâmica e abrange muitas formas de mídia e sempre acompanha as evoluções tecnológicas na área de informática. Os serviços do marketing geram valor para os clientes, fazendo a movimentação do mercado, empresas e serviços. É uma profissão muito disputada e com ótimas oportunidades de emprego.
Caso você tenha interesse em se especializar nessa área, que tal fazer um curso de marketing?

O que é Marketing?

O marketing é uma área de atuação global, quer dizer, envolve as empresas como um todo. Sendo assim, a criação de canais de venda, seja pelo meio digital ou não, cria metas e estratégias para atrair clientes conforme o público alvo da empresa.

Deve-se ter em mente quais são as necessidades de seus clientes, criando uma lista de pessoas que são interessadas em seu produto e serviço. No início da era digital, era muito comum tentar fazer publicidade sem ter em foco uma estratégia, pois nessa época ainda não existiam os recursos hoje disponíveis.

Antes da era digital, as chamadas “malas diretas”, faziam postagens aos milhares, sem focar o público, pois não se podia saber para onde enviar a publicidade. Isso hoje é o que chamamos de Spam, feito hoje através de disparos em massa de e-mails.

Então, pode-se afirmar que o marketing é o responsável pelas estratégias empresariais, que envolve as soluções e as inovações tecnológicas que permitem alcançar o sucesso de uma empresa.

A objetividade, planejamento e a visão global de uma empresa como um todo, são itens primordiais para o marketing de sucesso. Os planos de ações, estratégias e posicionamento.
O tema é bastante complexo e extenso e por aqui pudemos dar apenas algumas pinceladas sobre esta assunto. Aqui neste post, é bem interessante sobre este assunto.

Áreas de atuação de Marketing

Marketing Digital

O marketing digital tem por principal objetivo a criação de meios de comunicação nos meios digitais, como as redes sociais. Nos últimos anos a Internet ganhou relevância na publicação de campanhas de publicidade e estratégias de comunicação e relacionamentos com os clientes. É também o ambiente em que a marca de uma empresa “fala” com seu público.

Endomarketing

O endomarketing foca na comunicação interna de uma empresa, visando buscar a satisfação dos funcionários e garantir que trabalhem mais motivados e envolvidos com a empresa. Para que isso aconteça, é utilizado um conjunto de práticas e estratégias que busquem valorizar os funcionários aumentando o desempenho, promovendo boas condições de trabalho.

Marketing de Relacionamento

A tendência atual é investir pesado no bom relacionamento com os clientes. O desafio é criar meios de comunicação dinâmica com os clientes. Grandes empresa hoje saem na frente nesse quesito, tais como a Nubank, Uber e outros.

Criar laços da marca com seus clientes é algo bastante difícil e exige da empresa interessada em melhorar suas vendas, que ela promova ações contínuas, que envolve investir capital e, por isso, o custo x benefício deve ser muito bem pensado, a fim de que o resultado seja alcançado.

E-commerce

A compra e venda nunca esteve tão fácil atualmente. O chamado comércio eletrônico ou E-commerce, utilizam plataformas digitais para vendas online. O profissional nessa área é responsável em acompanhar e medir os dados em todo o processo de publicidade e das vendas dos produtos ou serviços e fazer a análise dessas informações e tentar corrigir eventuais erros.

Produção de Conteúdo

A função de uma profissional de produção de conteúdo é criar textos que sejam relevantes, e que possam atrair mais clientes em potencial com as mídias digitais e também ficar atualizado com as tendências tecnológicas sempre em evolução.

Uma das formas de conteúdo, são os vídeos do Youtube que é uma ferramenta de excelente divulgação. Você deve abrir um canal no Youtube e criar vídeos com dicas, informações sobre sua área de atuação.

Leia Também:
Descubra o que fazer para o seu pequeno negócio alcançar o sucesso
Empregos ideais para pessoas criativas
bom ambiente de trabalho