Os Principais Benefícios Sociais mais Valorizados pelos Funcionários

Os Principais Benefícios Sociais mais Valorizados pelos Funcionários

Com certeza você já ouviu falar em benefícios sociais, mas você realmente sabe o que são? Os benefícios sociais são soluções e serviços especiais com condições vantajosas oferecidas pelas empresas aos seus colaboradores, além do salário.

Artigos Relacionados:

Salário emocional. O que é, tipos e exemplos

• Remuneração flexível: o que é e quais as vantagens?

As empresas que incorporam benefícios sociais aos seus colaboradores têm uma série de vantagens, como, por exemplo, a capacidade de aumentar o grau de satisfação e motivação dos trabalhadores, a capacidade de atrair e reter talento, podendo também beneficiar a si próprias, obtendo uma maior liquidez, devido às suas vantagens fiscais.

Diferenças entre benefícios sociais e remuneração flexível

A implementação dos benefícios sociais pode ser feita de duas formas: através de um plano de benefícios sociais ou por meio da implementação de um plano de remuneração flexível. No primeiro caso, os benefícios sociais fazem parte do pacote de remuneração de todos os trabalhadores da empresa ou de determinadas categorias.

No segundo caso, remuneração flexível, o empregado converte parte de seu salário em benefícios sociais de sua escolha que farão com que sua distribuição salarial diminua e, consequentemente, aumente seu poder aquisitivo. Os colaboradores podem converter parte do seu salário monetário em remuneração por produtos com um limite de 30% do seu salário bruto anual. Graças a isso, a remuneração do trabalhador aumenta sem aumentar os custos da empresa.

Como comentamos anteriormente, a satisfação e a motivação do colaborador serão aumentadas, uma vez que a empresa está envolvida na gestão da remuneração de acordo com as suas necessidades pessoais. Além disso, o funcionário pagará menos impostos, terá maiores descontos e a empresa, por sua vez, obterá menor rotatividade, menor absenteísmo e maior atração e a valorização de seus talentos.

Vantagens de sua implementação

Se você está lendo isso e é empresário, deve saber que os colaboradores que se sentem felizes ​​em seus empregos serão mais produtivos. Se você considerar em aumentar os confortos para seus trabalhadores, você poderá fazer uma pesquisa entre os funcionários para saber quais os benefícios mais desejados. Claro que deve-se levar em conta as condições financeiras de sua empresa em custear certos benefícios.  Você deverá estar atento e considerar os benefícios sociais que mais interessam aos funcionários e ter as condições de aplicá-los em sua empresa.

A remuneração flexível permite ao próprio trabalhador maximizar seu salário e, consequentemente, seu poder de compra. A implementação de um plano de compensação flexível em uma empresa é fácil se um sistema de comunicação e coleta de solicitações for estabelecido primeiro.

Dessa forma, as empresas poderão oferecer benefícios sociais adequados às necessidades dos trabalhadores e serão bem aceitas por eles. No começo é normal que você não saiba como implantá-lo, mas a operação é muito simples e você aprende rapidamente.

A área de Recursos Humanos é a que mais trabalha para reter os diferentes segmentos de colaboradores, pois cada um tem um mix de necessidades, expectativas e estilos de vida. Para segmentar cada cluster com características comuns, é bom realizar pesquisas internas e, uma vez obtidas as informações, construir uma matriz com os diferentes perfis.

Os benefícios sociais mais valorizados pelos colaboradores

Existe uma variedade muito grande de benefícios sociais, mas há 5 em particular que os funcionários mais valorizam. Destacamos os 5 mais valorizados pelos colaboradores de uma empresa:

1. Vale Transporte

O vale transporte é um dos benefícios sociais mais valorizados pelos colaboradores que impede que um trabalhador tenha gasto maior do que 6% de seu salário com despesas de transporte entre sua casa até o trabalho e vice-versa. O valor que ultrapassar os 6% deverá ser pago pela empresa.

2 – Vale Alimentação
Esse benefício proporciona ao funcionário um certo valor mensal para a compra de gêneros alimentícios em mercados, padarias e açougues. Ele substitui as cestas básicas e concede ao trabalhador um aumento de seu poder de compra. Vale mencionar que o vale-alimentação também traz benefícios para a família colaborador ao diminuir os gastos com as compras mensais.
Empresas como VR benefícios , Sodexo e Ticket oferecem estes benefícios aos seus clientes na forma de cartão, o que facilita a recarga e a transferência do valor ao trabalhador

3. Vale Refeição

Este benefício possibilita que os trabalhadores não gastarem seu salário para seu almoço durante a jornada de trabalho, o que aumenta muito a satisfação, pois dão ao colaborador condições de escolher o restaurante de acordo com seu gosto.
Ao oferecer este benefício aos trabalhadores, torna o amabiente de trabalho mais agradável, aumentando a satisfação dos colaboradores e, por conseguinte, sua produtividade. Além das empresas que citadas acima, a Alelo é uma das empresas que proporcionam um cartão com um valor conforme o pagamento da empresa.

4. Auxílio creche ou espaço para as crianças na empresa

O Auxílio Creche está entre os benefícios mais apreciados. Conforme a CLT as empresas devem ter um espaço para que as colaboradoras possam abrigar seus filhos pequenos, mas quando a empresa não possui condições para oferecer um local para isso, foi elaborado o Auxílio Creche, que vem a ser um valor adicional para ajuda no pagamento de uma creche, babá ou escola.
De acordo com as normas da CLT as empresas devem oferecer um espaço para suas funcionárias possam deixar seus bebês, mas como não é toda empresa que oferece esta estrutura, foi criado o Auxilio creche.  Este benefício concede aos pais a segurança e tranquilidade e dão a oportunidade de conciliar seu trabalho com os cuidados com seus filhos.

5. Seguro Saúde

O benefício social do seguro médico é altamente valorizado pelos funcionários. Cada vez mais as empresas estão oferecendo seguro de saúde aos seus trabalhadores como um benefício social adicionado ao seu salário. Os trabalhadores podem beneficiar de vantagens como evitar listas de espera, conciliar melhor a vida pessoal e profissional, podem escolher entre vários profissionais médicos, etc. As empresas pagarão um único recibo que pode ser deduzido do Imposto sobre as Pessoas Colectivas sem o considerar como aumento das contribuições para a conta da segurança social.

6. Refeitório

Em empresas que possuam mais de 300 trabalhadores, a existência de refeitório é obrigatório, onde não há permissão para que os funcionários tomem suas refeições em outro local da empresa.
Para que esta exigência seja atendida, há a Norma Regulamentadora (NR 24) criada pelo ministério do trabalho e que traz vários requisitos no cumprimento das normas referentes à estrutura dos refeitórios e das cozinhas adjacentes, de maneira que se assegure as boas condições da preparação e consumo de alimentos.
GRSA oferece serviços de alimentação para empresas com mais de 300 colaboradores.

7. Cursos de Treinamento

A formação subsidiada é cada vez mais valorizada como benefício social pelos colaboradores. As empresas investem suas contribuições na melhoria da qualificação de seus trabalhadores por meio de cursos subsidiados vinculados ao trabalho. As oportunidades que surgem com este benefício são o aumento da produtividade e competitividade, a melhoria da qualificação dos trabalhadores, facilita a adaptação às mudanças do mercado, etc. É bom para o crescimento profissional e motivação dos trabalhadores e também para as empresas, pois atraem talentos.

Esses benefícios sociais são os preferidos pelos funcionários, mas existem muitos outros, como previdência, seguro de vida, etc. O importante é que, como empresa, você saiba identificar as necessidades de seus trabalhadores e implementar benefícios que possam ser importantes para eles. Para que os trabalhadores conheçam os benefícios sociais, a própria empresa deve realizar constantes campanhas de comunicação para mantê-los informados.

Como os benefícios empresariais podem ajudar na retenção de talentos

Toda empresa tem por objetivo o lucro e resultados mais positivos e, para isso, a meta fundamental a se alcança são as pessoas. O modo mais eficaz na obtenção de resultados do que colaboradores engajados e seguindo na mesma direção e o departamento de pessoal pensar nos benefícios que possam aumentar o grau de engajamento dos trabalhadores.

Vantagens ao aumentar os benefícios de sua empresa

  • Motivar as equipes
  • Melhoria no bem-estar e na saúde
  • Aumentar a produtividade
  • Diminuir as faltas e atrasos
  • Resultados positivos

Muitas empresas vivem falando a respeito do desenvolvimento de estratégias para poder atrair e manter bons profissionais em seu quadro, mas esquecem da aplicação disso na prática.

Leia Também:
Onde você se vê daqui a 5 anos? A resposta perfeita.
O Que é Bem Estar no Ambiente de trabalho e porque é tão importante
O que devo levar para uma entrevista de emprego