Qual a Diferença entre Chefe e Líder?

Qual a Diferença entre Chefe e Líder?

Na verdade quando se pergunta qual a diferença entre um grande líder e um chefe é como perguntar o que um carro e uma árvore tem em comum. Um líder e um chefe são tão diferentes que poderíamos destacar várias páginas sobre as suas diferenças.

No entanto, esta é uma pergunta que muitas vezes é feita porque há uma percepção de que existem semelhanças. Nossa sociedade está tão acostumada com hierarquias corporativas, que assumem que seus superiores ou patrões são pessoas que são sempre um exemplo a ser seguido. Por sua vez, há muitos chefes e gestores que assumem que seu status os transformam em líderes e que as pessoas devem seguir seu exemplo e respeitá-los por simplesmente ocupar um cargo superior.

Na verdade isso é um engano, a maioria das pessoas não pode escolher quem será seu chefe, mesmo que optar por seguir. “Chefe de Departamento” é simplesmente um título dado a alguém com autoridade sobre seus subordinados, no entanto qualquer uma das pessoas comandadas poderia ter condições de ser um bom líder. Uma pessoa na função de chefe pode se tornar um líder, mas nem sempre.

Neste artigo, vamos analisar o chefe tradicional de uma empresa e suas diferenças com um verdadeiro líder. No entanto, ele também servirá para se aprender a liderar sua família ou um grupo de amigos. Ser um líder é um estado que se ganha ao longo do tempo, é atribuído pelas suas ações realizadas e o comportamento em relação a uma equipe.

1- Um grande líder conecta o trabalho diário com os objetivos de longo prazo, em vez de se concentrar em resultados de curto prazo.

Quanto maior a empresa, é mais fácil se perder de vista os objetivos de longo prazo. Cada objetivo deve ser dividido em metas menores para poder ser alcançadas exigindo ação. Esses pequenos passos pelos quais agimos são as tarefas que os funcionários em sua rotina diária. Mas os funcionários são lembrados por que eles estão fazendo essas coisas?

A responsabilidade do funcionário é fazer as tarefas diariamente e a responsabilidade do chefe é assegurar-se que sua equipe as complete. O líder, faz que as motivações e o objetivo a longo prazo sejam lembrados pelos funcionários.

2 -Um líder pensa em pessoas, não empregados com formação e títulos.

Um chefe que não se comporta como um líder perceberá seu trabalho como dirigir apenas um departamento e verá seus empregados apenas segundo as funções que tenham. Todavia, por trás de cada funcionário existe uma pessoa com emoções e com seus problemas. Um líder está consciente disso e conhece seus subordinados, seus pontos fortes, fraquezas, aspirações, medos, sonhos e paixões. Isso permite ao líder organizar de forma eficiente o trabalho e motivar seus liderados.

3 -Um grande líder se alegra pelas realizações dos membros de sua equipe, ao invés de sentir-se ameaçado.

Quando um chefe obtém sucesso ele se alegra, sente-se orgulhoso e desfruta disso, o que é algo normal, mas muitas vezes acontece que quando um membro de sua equipe é reconhecido por seus sucessos, realizações e contribuições, se sentem ameaçados.

Entretanto, um líder é consciente de que o trabalho de cada individuo, e por tanto da equipe, permite que sua empresa possa conseguir bons resultados. Ele está ciente de que se uma pessoa está sendo reconhecida por seu bom trabalho, terá contribuído para o êxito da equipe como um todo.
O líder, será o primeiro a lhe dar os parabéns devidos, animando o empregado sem experimentar receio ou ameaça à sua posição.

4- Um líder se sente responsável quando sua equipe comete erros ao invés de culpá-los.

A capacidade de aceitar as responsabilidades é um dos comportamentos mais difíceis de se observar. Um chefe coloca a culpa dos erros em seus empregados. Está certo- que uma pessoa tenha cometido um erro -, porém é o chefe que é responsável por sua de equipe e é aquele que manda sobre a mesma

Um líder verá os bons resultados de sua equipe como sua responsabilidade. Verá que os erros fazem parte da natureza humana e que podem sugerir que existe um problema com o sistema. Usará os erros como uma oportunidade para aperfeiçoar sua equipe e prevenir outros erros no futuro.

Por outra parte, um líder deve dar exemplo e se aceita a responsabilidade pelos erros de seu grupo de trabalho, seus membros aprenderão a aceitar também a responsabilidade por seu trabalho.

5- Um bom líder se preocupa mais com o processo do que os resultados.

É claro que cada organização irá se preocupar com os resultados, e não como os objetivos foram conseguidos. É por isso que chefes têm interesse em processar seus resultados inferiores. O líder, por outra parte, entende que o processo é mais importante e que com um sistema eficiente e com objetivos claros, os resultados surgir de uma forma natural.

6 – O líder usa a paixão para motivar e inspirar o grupo, em vez de usar a autoridade.

Usar a autoridade em situações em que se tem de conseguir algo pode dar resultados, mas normalmente são a curto prazo.
Um líder tem paixão pelo que faz e sabe que a paixão contagia. Mesmo em projetos simples terá entusiasmo para que sua equipe trabalhe de forma perfeita. Se esforça para que seu entusiasmo contagie e inspire seus subordinados.

7-Um líder dá suporte para sua equipe

Um chefe enviará mandará tarefas para sua equipe e irá aguardar a que seus membros se esforcem até terminá-las.
O líder apoia ativamente sua equipe e se sente motivado para ajudá-los no que seja preciso para que terminem com êxito. Considera-se como parte da equipe e está interessado no bem estar de cada membro de sua equipe.

Leia Também:
Marketing – Principais Áreas de Atuação
a Técnica para se sair bem nas Entrevistas de Emprego
para Lidar com Maus Colegas de Trabalho