Tudo o que você Precisa saber sobre a Etiqueta da Entrevista de Emprego

Tudo o que você Precisa saber sobre a Etiqueta da Entrevista de Emprego

Seja você um profissional experiente, seja novo no mercado de trabalho ou esteja voltando ao trabalho, é sempre uma boa ideia atualizar os conceitos básicos da etiqueta da entrevista. Aqui estão seis itens essenciais para ajudá-lo a brilhar no grande dia:

1.Prepare-se bem

Ter tempo para se preparar é a coisa mais conscienciosa que você pode fazer antes de uma entrevista para uma vaga de emprego. Uma oportunidade de emprego em uma empresa geralmente indica uma necessidade real de mais pessoas, o que significa que as pessoas com quem você está entrevistando estão dedicando tempo com seus cronogramas para falar com você. A melhor maneira de ser respeitoso com este tempo é estar totalmente preparado para responder às suas perguntas e fazer suas próprias perguntas perspicazes.

Aqui estão mais recursos sobre como fazer exatamente isso:

  • Dicas de entrevista por telefone para chegar à próxima rodada

  • Perguntas de entrevista comportamental (e como respondê-las)

  • Perguntas para perguntar aos seus entrevistadores

  • Como ser bem sucedido na sua entrevista final

2. Trate todos que você encontra com respeito

Isso se estende a todas as áreas da vida e permanece verdadeiro no contexto de uma entrevista de emprego. À partir do momento em que você sai de casa no dia da entrevista, faça um esforço consciente para ser respeitoso. Esteja ciente de como você se comporta no trajeto ou em um elevador – ninguém ganha pontos por cortar o CEO no estacionamento ou não conseguir manter a porta para o gerente de contratação.

Pense com antecedência em como você tratará todos os funcionários com respeito e se apresentará bem. O pessoal de segurança, recepcionistas e qualquer outra pessoa que você encontrar no seu caminho para a sala de entrevista pode ser solicitado a dar feedback sobre você.

3. Pratique linguagem corporal educada e confiante

Ao entrar no prédio, levante a cabeça e puxe os ombros para trás. Sua postura e passo o ajudarão a transmitir profissionalismo e confiança. Você pode querer praticar essa caminhada antes da entrevista para que pareça natural. A linguagem corporal é hoje em dia uma matéria de estudo, a fim de poder entender se uma pessoa está nervosa, tensa ou dizendo uma verdade.

Enquanto espera pelos entrevistadores, sente-se de costas e ombros abertos, as mãos podem descansar no colo ou nos braços. Pés no chão ou cruzados nos tornozelos. Evite estar em seu telefone para que você possa manter sua linguagem corporal aberta e se concentrar em estar presente.

Traga as suas coisas em um saco ou portfólio fácil de segurar e pode conter tudo o que você precisa – você não quer aparecer embaraçado ou desorganizado.

Respeite o espaço comunal. Não fique na sala de espera ou na sala de entrevista de uma maneira que incomode os outros (apoiando os pés em outra cadeira, abrindo as pernas, colocando seus pertences em uma cadeira na qual outra pessoa poderia se sentar, etc.).

Durante a entrevista, encontre o equilíbrio certo para a sua energia. Você quer ser otimista sem ser agressivo. Uma maneira de atingir esse equilíbrio é evitar recuar demais ou avançar muito. Sente-se ereto, usando as mãos para gesticular, em vez de mover o corpo.

4. Dicas de bom comportamento nas apresentações

Se você está sentado quando alguém se aproxima de você, levante-se antes de apertar a mão deles. Olhe-os nos olhos e sorria. Ofereça uma saudação como “É um prazer conhecê-lo …” e diga o nome dele. É mais provável que você se lembre do nome deles se disser isso em voz alta quando se der a conhecer pela primeira vez.

Para o aperto de mão, você quer ser firme, mas não apertar a mão com muita força. Certifique-se de que sua mão não está mole. Dica profissional: se acontecer de você estar recebendo um aperto de mão flácido, dê um apertão suave em sua mão. Isso pode levá-los a tornar a mão mais firme.

Faça contato visual quando estiver perguntando e respondendo perguntas. Esse contato visual não precisa ser contínuo ou intenso demais. Use-o estrategicamente para indicar que você está ouvindo ou para enfatizar um ponto importante. Você quer transmitir ao entrevistador que você está focado neles.

5. Lembre-se de suas maneiras à mesa

Algumas entrevistas podem ser conduzidas durante uma refeição. Todos os conceitos básicos de como ser educado na mesa se aplicam aqui:

Se a sua refeição chegar primeiro, espere para comer até que outros tenham recebido a comida também
Coloque o seu guardanapo no seu colo
Não fale com comida na boca
Tome pequenas mordidas gerenciáveis
É melhor não beber bebidas alcoólicas durante uma entrevista. Se o seu entrevistador pedir álcool, use seu bom senso e fique dentro da sua zona de conforto. Você sempre pode optar por um seltzer ou refrigerante.

6. Envie uma mensagem de agradecimento

Você deve seguir com um email obrigado ao gerente de contratação dentro de 24 horas. Esta pode ser uma nota rápida simplesmente agradecendo-lhes pelo seu tempo ou uma nota mais longa que elabora algumas das coisas sobre as quais você falou. Leia nossas dicas sobre como escrever uma nota de agradecimento.

Se você tiver várias entrevistas no mesmo dia com várias pessoas, é melhor enviar uma nota de agradecimento personalizada para cada pessoa que entrevistou você.

Além do e-mail, é apropriado enviar uma nota manuscrita, especialmente se você sentiu uma boa interação com o gerente de contratação, esta é uma boa maneira de deixar uma ótima primeira impressão. Mesmo se você não conseguir a vaga de emprego desta vez, fechar o ciclo com uma nota de agradecimento pode ser uma maneira de continuar um relacionamento profissional com essa empresa e manter as portas abertas no futuro.

Leia também:
10 Dicas para não cair nos Golpes do Falso Emprego
Como identificar se Estou indo mal na Entrevista de Emprego
O que devo levar para uma entrevista de emprego