Como lidar com maus colegas

11 Técnicas para Lidar com Maus Colegas de Trabalho

Você já se deparou com alguém que o frustra tanto a ponto de querer sacudi-lo, bater a porta para fora da sala ou gritar para ele calar a boca? Que você sabe que não está sozinho, é um sentimento comum que se multiplica ainda mais em empresas maiores.

Quando acontece na esfera pessoal, a solução é muito mais simples. Porém, quando está no ambiente de trabalho, a questão fica mais complicada porque o copo enche e a paciência acaba. Você tem que aturar ela dia após dia, tentar trabalhar com ela de forma produtiva e não atrapalhar o relacionamento, já que as consequências são desastrosas para as empresas e provavelmente para qualquer um dos envolvidos.

Todos nós tivemos que sofrer e suportar pessoas complicadas. Pessoas que não cumprem suas obrigações de trabalho, que chegam tarde – ou não aparecem – nas reuniões de trabalho. Quem não teve um colega que está enraizado em sua posição e se recusa a colaborar, que não é responsável com suas obrigações? Mesmo empresários e empresários que realizam projetos com outras empresas têm dificuldade em concordar com os diferentes colaboradores porque ninguém cede.

“Anos atrás, eu ficava chateado e irritado com esse tipo de situação. Eu pensava: ‘por que essas pessoas são tão complicadas?’, ‘que pessoas irresponsáveis!’ ‘Tenho tanta sorte de ter que trabalhar com elas’ ou ‘Nunca mais quero trabalhar com essas pessoas’.

O especialista demorou a perceber que essas pessoas estão por toda parte. Não importa onde você trabalhe, você não pode se esconder deles. Você pode ser capaz de desviar de um ou dois membros desse grupo irritante de pessoas, mas o que você fará com o terceiro, quinto ou décimo? Fugir não é uma solução duradoura. Além disso, em um contexto de trabalho, geralmente é difícil evitar e esconder de alguém, a menos que você deixe seu emprego. Mas isso não impede que você reencontre uma pessoa parecida em sua próxima empresa e não parece viável estar constantemente mudando de emprego, e muito menos porque você não suporta um determinado tipo de pessoa.

Após os meses de confinamento, muitos terão respirado um pouco, mesmo que seja porque não têm que aturar pessoalmente o seu inimigo do trabalho, mas como aponta a Outfinders, uma empresa de Teambuilding para empresas: “tantos dias trancados em casa também prejudicaram o relacionamento entre as equipes, o que é fundamental para manter a produtividade da empresa”.

O teletrabalho também alimentou o ódio por esses idiotas da tecnologia, incapazes de realizar uma reunião sem que algo no dispositivo falhasse. Veja a conexão, o áudio ou a imagem. Então, em vez de tomar uma decisão drástica todos os dias, por que não adquirir um conjunto de habilidades para lidar com essas pessoas? Deixamos-lhe uma série de dicas com as quais pode viver melhor com aqueles colegas de trabalho irritantes:

1. Mantenha a calma

Perder a paciência e explodir com outra pessoa geralmente não é a melhor maneira de fazê-los colaborar com você. A menos que você saiba que a raiva é o combustível perfeito para estimular uma determinada pessoa e você a usa conscientemente para fazê-la se mexer, é sempre melhor ser uma pessoa calma. Alguém que permanece calmo parece estar no controle, focado e mais respeitável. Você prefere trabalhar com alguém que normalmente é calmo ou alguém que está sempre à beira de um colapso nervoso? Quando a pessoa com quem você está trabalhando perceber que você não perde a paciência com nada que ela faça, ela começará a prestar atenção em você.

2. Entenda a intenção da outra pessoa

Nem todo mundo torna as coisas difíceis para si. Mesmo quando a outra pessoa parece simplesmente querer incomodá-lo, quase sempre há uma razão, por mais subjacente que seja, que a motiva a agir de uma determinada maneira. Raramente é uma motivação visível. Tente identificar o que motiva a pessoa. Por que ele age assim? O que o impede de colaborar com você? Como você pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos e resolver a situação?

3. Busque a opinião de terceiros

Possivelmente, seus outros colegas, chefes e amigos já passaram por situações semelhantes em algum momento de suas vidas. Eles serão capazes de lhe dar outra perspectiva das coisas e oferecer soluções diferentes. Encontre-os, compartilhe sua experiência e ouça o que eles têm a dizer. Você pode encontrar conselhos valiosos ao longo do caminho.

4. Seja claro com suas intenções

Algo que muitas vezes funciona é explicar para a pessoa por que você faz o que faz. Às vezes, as pessoas se opõem a certas coisas porque acham que você quer incomodá-las ou está dificultando a vida delas. Explicar as razões pelas quais você faz as coisas e dar os detalhes das situações permite que eles tenham empatia com sua situação. Isso facilita a colaboração.

5. Construa um relacionamento

Na era da digitalização, e-mails e videoconferências, o trabalho muitas vezes se torna um processo mecânico. Tente dar um toque humano às relações de trabalho e tente se conectar em um nível pessoal com seus colegas. Saia com eles para comer ou tomar uma bebida. Reserve um tempo para conhecê-los como pessoas, não apenas como colegas de trabalho. Interesse-se por seus hobbies, sua família, sua vida. Fortes conexões pessoais serão úteis em seu trabalho.

6. Trate as pessoas com respeito

Ninguém gosta de ser tratado como um idiota, incapaz ou incompetente. Se você trata alguém com desprezo, não se surpreenda se ele retribuir o favor. Uma regra de ouro que todos nós ouvimos quando crianças é: “não faça aos outros o que você não quer que façam a você”.

7. Concentre-se no que pode ser feito

Há momentos em que você pode se ver imerso em situações complicadas por causa de colegas ruins, como quando eles não fazem o trabalho deles ou quando o culpam por algo que não fizeram. Seja qual for a situação, saiba que já aconteceu. Em vez de lamentar o que você não pode mais mudar, concentre-se nos passos que você precisa tomar para sair da situação.

8. Não critique no escritório

Reclamar não resolve nada e pode até piorar as coisas. Com certeza você já ouviu a expressão “as paredes ouvem”. Por mais seguro que você possa se sentir criticando aquele colega de trabalho que você não pode ficar com seu melhor amigo no escritório, é melhor fazê-lo fora do local ou com alguém fora do trabalho.

9. Aprenda a ignorar

Se você já tentou de tudo. Se você seguiu todos os conselhos e a pessoa em questão ainda é um problema, a melhor solução pode ser simplesmente ignorá-la. Afinal, você fez tudo ao seu alcance. Vá sobre o seu dia a dia e interaja com a pessoa apenas quando necessário. Obviamente, isso não é possível nos casos em que a pessoa tem um papel importante no seu trabalho diário, mas para isso temos o seguinte conselho.

10. Vá a uma autoridade superior para resolver o conflito

Quando tudo falha. Quando você ficar sem opções. Quando nem ignorar a pessoa vai resolver o problema. Quando não houver alternativa, vá ao seu chefe. Este deve ser o último cartão e você não deve usá-lo até que tenha esgotado todos os caminhos possíveis. Há momentos em que a única maneira de obter a colaboração de uma pessoa é através da cadeia de comando, especialmente em organizações muito burocráticas. Tenha cuidado para não usar esse conselho constantemente, pois corre o risco de fazer seu superior pensar que você é incapaz de resolver um problema.

11. Cuidado com o contra-ataque

Você deve estar preparado para uma resposta de um colega de trabalho de quem você acusou seu superior ou descobriu uma conduta imprópria. A calma para enfrentar essa possível situação é um dos valores que você deve levar em conta.

Leia também:
10 Dicas para não cair nos golpes do falso emprego
As 14 habilidades que os empregadores buscam em candidatos a emprego
Como as Empresas Podem Ganhar em Inovação para a Sustentabilidade