Como iniciar no mercado de Marketing de Afiliados

Como iniciar no mercado de Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados tornou-se um caminho confiável para empreendedores individuais, blogueiros e criadores de conteúdo. Essa prática é muito atraente para ganhar dinheiro online. Mas se você não planejar com antecedência, seus esforços podem ser em vão.

Neste artigo, daremos a você um curso intensivo sobre os fundamentos do marketing de afiliados. E mostrar algumas maneiras pelas quais você pode começar hoje.

Vamos começar!

Marketing de Afiliados: o que é?

Simplificando, o marketing de afiliados é um método de ganhar dinheiro online promovendo um produto, serviço, site ou empresa. Você ganha uma comissão por cada venda.
Um dos exemplos mais comuns dessa prática são os links de referência colocados estrategicamente em seu blog ou site que levam os usuários a sites externos. Se um usuário compra algo, você é quem recebe uma comissão pela compra.

Existem outras variantes disso – pedir ao usuário que execute alguma ação, como registrar-se em algo, preencher um formulário ou obter um endereço de e-mail. Durante esse processo, geralmente há links para alguns produtos ou serviços afiliados.

Quanto ao valor da comissão, tudo depende do próprio programa de afiliados. Alguns dão uma porcentagem das vendas. Outros oferecem uma comissão fixa para cada conversão.
Essas conversões podem ser acompanhadas de várias maneiras. Uma delas é usar um link exclusivo com um código onde somente você pode rastrear a origem da conversão.

Outros podem oferecer códigos de cupom exclusivos que os usuários podem usar e informar de onde vem a oferta.
Pagamentos

Comparado a outros canais, o marketing de afiliados traz um alto retorno sobre o investimento (ROI) para comerciantes ou marcas porque é baseado em desempenho. Isso significa que apenas clientes reais gastarão dinheiro, não apenas visitas.

Por causa disso, pode ficar muito confuso quando muitos afiliados geram faturas para uma única transação. Pode até haver casos em que os afiliados cobram comissões aos clientes trazidos por outros afiliados.
Um bom programa de afiliados oferece recursos multicanal para garantir que os afiliados obtenham o máximo valor dos clientes e forneçam pagamentos mais robustos.

CPS (custo por venda). Você recebe uma taxa básica ou uma porcentagem do valor do seu produto ou serviço para cada venda.
CPS (custo por lead). Você é pago por cada lead verificado e concluído
CPC (custo por clique). Você é pago para direcionar o tráfego para o site da sua empresa por meio de seus anúncios.

CPA (custo por ação). Você recebe pagamento por concluir atividades de publicidade, como preencher formulários de contato ou pesquisas.

Afiliado

Os membros vêm em todas as formas e tamanhos. Mas, geralmente, eles tendem a ser blogueiros, criadores de conteúdo em sites ou criadores de conteúdo relacionados ao setor de negócios.
Afiliados são aqueles que apresentam produtos e serviços de um comerciante ou marca para seu público. Isso é feito por meio de conteúdos relacionados ao marketplace do lojista, além de anúncios (publicidade) e códigos de cupom.

Redes dos Afiliados

A maioria dos programas de marketing de afiliados são gerenciados e organizados por redes de afiliados.
Essas redes são muito úteis para os membros porque fornecem um banco de dados central de comerciantes disponíveis. Isso facilita a obtenção de oportunidades de negócios.
Isso também oferece às marcas uma ampla variedade de editores (afiliados). Eles normalmente têm acesso a ferramentas de processamento de pagamento, estorno, rastreamento, relatórios e gerenciamento de associação.

Marketing de Afiliados: Conclusão

Se você é um novato completo, começar no mundo do marketing de afiliados pode ser exaustivo. Mas, como qualquer outro tipo de negócio, se você quiser ter sucesso, precisará trabalhar duro.
Lembre-se, é importante ter uma paixão e estar fundamentado em seu campo de trabalho escolhido. Por exemplo, se seu hobby é ler, começar um blog de livros pode ser o caminho a seguir. Ou, quem sabe, criar um site de jogos (ou até mesmo um servidor) pode ser uma boa estratégia.
Com este guia para iniciantes, agora você tem uma melhor compreensão do marketing de afiliados. O próximo passo é colocar tudo em prática e se tornar um profissional da área!

Leia Também:

Como as Empresas Podem Ganhar em Inovação para a Sustentabilidade
As 14 habilidades que os empregadores buscam em candidatos a emprego
11 Técnicas para Lidar com Maus Colegas de Trabalho