O Que é Bem Estar no Ambiente de trabalho e porque é tão importante

Quanto tempo você passa trabalhando? Em um estudo recente, estimou-se que o trabalhador médio passará 3.507 dias inteiros trabalhando durante sua vida, incluindo 204 dias de horas extras, razão pela qual o bem-estar no local de trabalho é tão importante. Além disso, o trabalhador médio dedicará 34 horas e 26 minutos de trabalho por semana, totalizando 1.791 horas por ano e 84.171 horas ao longo de sua carreira profissional.

Artigos Relacionados:

Síndrome de Burnout. O que é, sintomas, causas e prevenção

Salário emocional

São dados suficientes para entender que passamos muito tempo no trabalho, quase metade de nossas vidas. As condições do nosso trabalho são fatores determinantes para melhorar a nossa qualidade de vida. Quanto melhores as condições de trabalho, melhor nossa disposição, desempenho e espírito para sermos mais produtivos. As empresas estão cientes disso e por isso começam a trabalhar o chamado bem-estar ocupacional como prioridade, pois é um fator competitivo que pode fazer a diferença na gestão de uma empresa.

Vamos mostrar por que o bem-estar no local de trabalho é mais do que uma tendência, é uma necessidade.

O que é bem-estar no local de trabalho?

Não há uma definição clara do conceito de Bem-Estar no Trabalho, mas seu significado está mais próximo do fato de desenvolver as atividades necessárias, pela empresa, para que a vida de um empregado no trabalho valha a pena. O bem-estar no local de trabalho é um termo abrangente que inclui vários serviços, benefícios e facilidades oferecidos aos funcionários. Inclui tudo o que é feito para o conforto e aprimoramento dos funcionários e é fornecido acima do salário. A filosofia deste conceito baseia-se na relação real entre a produtividade de um colaborador e a sua felicidade.

O bem-estar dos funcionários aumenta as despesas da empresa, mas, se feito corretamente, traz enormes benefícios tanto para o empregador quanto para o empregado.

É importante ter em mente que se um funcionário sentir que a empresa se preocupa com ele como pessoa e não como qualquer outro funcionário, ele estará mais comprometido com seu trabalho.

Importância do bem-estar dos funcionários

Desenvolver um bom ambiente de trabalho está se tornando parte das atividades prioritárias das empresas. O termo bem-estar pode se referir a muitos aspectos diferentes de uma pessoa. Pode envolver bem-estar emocional, bem-estar físico e um sentimento geral de engajamento e felicidade que vem de trabalhar em um determinado papel profissional.

Se um local de trabalho não é um “lugar feliz”, isso se reflete no desempenho e na produtividade de uma empresa.

Quando os funcionários desfrutam de um ambiente de trabalho feliz e saudável, você começa a ver inovações interessantes nos processos de negócios.

É a diferença entre uma organização que está apenas começando e uma que está pronta para dar grandes passos em desempenho e produtividade. O sucesso e a conquista desse desafio se resumem, em grande parte, às pessoas que nele trabalham. Portanto, a importância do bem-estar dos colaboradores corre paralelamente ao bom funcionamento de uma empresa.

Bem-estar e produtividade

Quando as empresas se concentram no bem-estar e na produtividade, isso se traduz em um aumento simultâneo nos níveis de produção e saúde do trabalhador. De acordo com a tese do trabalhador produtivo feliz, os trabalhadores “felizes” devem ter um desempenho melhor do que os “menos felizes”, e a qualidade do desempenho das tarefas é influenciada pela implementação desse bem-estar.

Aqui estão algumas das opções mais eficazes para otimizar o bem-estar dos funcionários:

Como melhorar o bem-estar dos trabalhadores?

Bem-estar é sobre felicidade pessoal: sentir-se bem e levar um estilo de vida saudável. Como empresa, promover o bem-estar significa fazer todo o possível para garantir que os funcionários estejam seguros, felizes, saudáveis ​​e satisfeitos em suas funções.

Portanto, algumas das medidas mais populares e eficazes são as seguintes:

Estimular a prática esportiva

Os trabalhadores ficam sentados em média 8,9 horas por dia, para muitos, isso é mais do que dormem. Sentar-se em uma mesa por mais de quatro horas por dia causa rigidez, dores nas costas e problemas musculares e pode prejudicar os níveis de açúcar no sangue. Promover e estimular a prática de esportes é uma opção básica que favorecerá o bem-estar dos colaboradores.

Maneiras de ajudar sua equipe a se manter ativa: organize um clube de corrida antes ou depois do trabalho ou ofereça aos funcionários uma associação de baixo custo à academia.

Reconciliação Familiar

Longas horas de trabalho não permitem que você passe o tempo desejado com sua família. Isso ao longo do tempo desencadeia desconforto e problemas pessoais. Oferecer opções de reconciliação com a família pode se tornar essencial para atingir determinados níveis de desempenho. O recurso mais valorizado pelos colaboradores é o estabelecimento periódico de jornadas de teletrabalho, permitindo que os colaboradores trabalhem de casa.

Crie um ambiente de trabalho confortável

Um ambiente de trabalho mais relaxado e confortável pode ter um impacto significativo no bem-estar de seus funcionários. Plantas de interior, por exemplo, liberam oxigênio no ar e absorvem dióxido de carbono. Um escritório organizado também pode ajudar. De acordo com estudos, um trabalhador médio gasta 4,3 horas por semana procurando documentos, como arquivos, pastas ou documentos importantes.

Apoie programas sociais

As ajudas sociais prestam serviços às comunidades locais, são uma fonte muito boa para criar empatia e lealdade dos funcionários para com a marca da empresa. Esses programas ajudam a construir a confiança entre os funcionários, conectam as empresas com a comunidade local e criam oportunidades para reflexão crítica. Exemplos de programas comunitários incluem campanhas de arrecadação de fundos, ajuda em uma casa de repouso ou trabalho voluntário em um hospital local.

Incentive as pausas para as refeições

A grande maioria dos trabalhadores tem tendência a alimentar-se mesmo durante o trabalho, o que não é aconselhável tanto física como emocionalmente. Portanto, é importante garantir que você enfatize a importância de fazer pausas para os funcionários, fornecendo amplos espaços de descanso, tanto internos quanto externos, para que eles possam descansar e comer da maneira mais natural e saudável. Caso a empresa possua refeitório para os funcionários, devem ser oferecidas opções de alimentação saudável. As empresas que não têm lanchonetes podem oferecer descontos e cartões-presente para uma variedade de lojas de alimentos ou restaurantes regulares.

Conheça e reconheça o trabalho dos colaboradores

O reconhecimento dos funcionários tem sido a pedra angular de uma gestão eficaz. Mas hoje, à medida que a competição por talentos aumenta, a forma como as organizações valorizam seus funcionários se tornou mais importante do que nunca. O reconhecimento dos funcionários é um método de apoio que ajuda os funcionários a saber que suas contribuições são reconhecidas e apreciadas. Os funcionários querem saber como estão se saindo, e reconhecer os funcionários mostra o quão bem eles estão.

O reconhecimento dos funcionários ajuda:

Reter os melhores talentos.
Aumentar a participação dos funcionários.
Incentive o alto desempenho.

Treinamento e mais treinamento

A formação contínua dos colaboradores é outro grande recurso para aumentar o bem-estar no local de trabalho. O treinamento e o desenvolvimento proporcionam benefícios tanto para o indivíduo quanto para a empresa como um todo, fazendo com que o custo e o tempo valham o investimento.

Alguns benefícios do treinamento são os seguintes:

Melhor desempenho dos funcionários

O trabalhador que recebe o treinamento necessário tem mais capacidade para desempenhar melhor sua tarefa. O treinamento dará ao funcionário uma maior compreensão de suas responsabilidades dentro de sua função e, por sua vez, aumentará sua confiança.

Aumento da satisfação e moral dos funcionários

O investimento de uma empresa em treinamento mostra aos funcionários que eles são valorizados, criando um ambiente de trabalho solidário.

Minimizar fraquezas

A maioria dos funcionários terá alguns pontos fracos em suas habilidades de trabalho. Um programa de treinamento permite fortalecer as habilidades que cada funcionário precisa melhorar. Um programa de desenvolvimento leva todos os funcionários a um nível superior para que todos tenham habilidades e conhecimentos semelhantes.

Maior produtividade e aderência aos padrões de qualidade

A produtividade geralmente aumenta quando uma empresa implementa cursos de treinamento. O aumento da eficiência nos processos garante o sucesso dos processos de negócios. O bem-estar laboral é um recurso que deve jogar a favor da empresa em busca de maior consistência organizacional e funcional, com o desafio de alcançar maior produtividade.

Leia Também:
Estratégias para um bom ambiente de trabalho
Como você pode melhorar a produtividade no trabalho
Empregos ideais para pessoas criativas