Onde você se vê daqui a 5 anos? A resposta perfeita.

Na entrevista de emprego, quase sempre surge a pergunta: Onde você se vê daqui a 5 anos? Existem 3 pontos chave que você deve saber para responder bem. Nós mostramos-lhe como fazê-lo corretamente e profissionalmente.

Antes de passar para a análise da questão, deixe-me dizer-lhe que se você foi chamado para a entrevista… muito bem, você está no caminho certo! É um bom momento para se preparar para possíveis perguntas de entrevista de emprego e mostrar que você é o melhor candidato.

Na verdade, se você acha que o entrevistador vai te fazer as perguntas em inglês, você pode estar interessado em conhecer as 10 chaves para saber como fazer uma entrevista de emprego perfeita em inglês.

Neste artigo, daremos dicas de como responder à pergunta “Onde você se vê daqui a 5 anos?”. Lembre-se de que todas as dicas são igualmente aplicáveis ​​se a entrevista for em inglês.

Bem, a questão “Onde você se vê daqui a 5 anos?” pode parecer uma pergunta sem importância, mas não é assim.

Na verdade, a candidatura pode ser descartada instantaneamente se a pergunta não for bem respondida.

E… Não é isso que queremos.

Primeiro, o candidato perfeito deve saber por que a empresa está interessada em nos fazer essa pergunta. Qual é o pano de fundo para esta pergunta?

Em segundo lugar, conhecer modelos e ideias de resposta nos ajudará a responder profissionalmente. Isso vai ajudá-lo.

Por fim, você precisa conhecer os erros mais comuns e como evitá-los. Preste atenção neste ponto.

Você já conhece as 3 chaves que vão fazer você responder a pergunta corretamente?

Se não, leia com atenção…

1. Por que o entrevistador nos faz essa pergunta?

Nenhuma pergunta é aleatória. E esta muito menos. Existe sempre uma ótima razão pela qual o entrevistador quer saber sua resposta. As empresas não procuram apenas um bom profissional. Procuram um bom profissional que também se enquadre no cargo oferecido.

Com a pergunta “Onde você se vê daqui a 5 anos” a empresa deseja saber qual são os seus planos para o futuro pois, desejam um colaborador de longo prazo. Você sabia que um dos problemas mais comuns que as empresas sofrem é a fuga de talentos? O custo de um processo de seleção para qualquer empresa, durante a seleção é o gasto de mais de 50 horas e investimento de R$ 2.404,63 em média, segundo a REACHR.

O que isto significa? Quer dizer que o candidato ideal será aquele que deseja trabalhar na empresa por vários anos. Poderíamos dizer, 5 anos ou mais. Se sua resposta demonstrar que não é seu plano ficar muito tempo na empresa, será um mau sinal para a pessoa que o entrevistará. Isso pode decidir retirar sua candidatura do processo de seleção e essa é a última coisa que queremos.

Agora você já sabe. Se em 5 anos você está pensando em viajar ou montar seu próprio negócio, é melhor não mencionar quando lhe fizerem a pergunta “Onde você se vê em 5 anos”. Também não se trata de mentir. Mais tarde, explicamos como responder honesta e corretamente.

Mas, pode haver outro caso.

Pode ser o caso de você ter se candidatado a uma oferta de emprego temporário, mas está procurando uma oportunidade de longo prazo. Nesse caso, não faz muito sentido mencionar que você quer ficar nessa posição por muito tempo. Uma boa resposta seria mencionar que, embora você entenda a natureza temporária da oferta, talvez no futuro (em 5 anos) você gostaria de algo mais estável. Algo que permita que você se comprometa com uma empresa.

Por que responder assim?

Caso surjam oportunidades no futuro que se encaixem no seu perfil, você será lembrado como uma pessoa dedicada que pode proporcionar estabilidade no cargo. Eles estão procurando alguém que só quer essa posição. As empresas estão procurando alguém que queira trabalhar nessa posição. E somente nessa posição.

Certifique-se de falar apenas sobre sua motivação para a oferta oferecida.

Embora muitas empresas valorizem positivamente a ambição de um candidato, evite mencionar que, por exemplo, você aspira a cargos mais altos. Muitas vezes as empresas não sabem se podem lhe oferecer um cargo de maior responsabilidade nos próximos anos. Lembre-se de mostrar que seu objetivo é se tornar um especialista total na área que você irá trabalhar. Se você realmente tem grandes ambições e expectativas, pode demonstrá-las no decorrer do tempo, quando estiver já por algum tempo na empresa.

Depois de conhecê-lo e você também ver se você se encaixa na empresa, você verá por si mesmo a oportunidade de continuar crescendo nela. Nesse caso, você pode mencionar que deseja fazer o possível para entender a fundo o funcionamento do negócio, bem como dar suporte aos departamentos com os quais vai trabalhar.

Veja abaixo mais exemplos para responder à pergunta “Onde você se vê daqui a 5 anos”.

2. Esta é a resposta ideal

Se você entende por que uma empresa lhe faz essa pergunta, pode imaginar que tipo de resposta ela espera de você. Ter algumas ideias em mente pode ajudá-lo. Sim, responder com as palavras certas destacará seu profissionalismo.

Dê uma olhada nestes dois modelos de resposta:

Exemplos de como responder a Onde você se vê em 5 anos?

O melhor é poder responder naturalmente, com aquelas palavras que vêm de você. Aqui estão alguns exemplos de respostas. Considere ideias que você pode adicionar ao seu discurso para sua próxima entrevista de emprego:

A longo prazo, quero me tornar um especialista nessa função.

Em um ambiente cada vez mais em mudança, gostaria de continuar oferecendo conhecimento que agregue valor à empresa.

Estou ansioso para criar bons vínculos profissionais de longo prazo e oferecer suporte aos vários departamentos com os quais trabalharei: seja Marketing, Vendas ou Finanças.

Quero poder continuar crescendo profissionalmente em torno dessa posição e do setor em uma empresa que me dê essa oportunidade.

Isso me motiva ter a oportunidade de continuar melhorando a eficiência em áreas do meu trabalho, bem como em diferentes processos da função.

Vejo-me a melhorar os laços profissionais dia a dia para um ótimo desenvolvimento do trabalho em equipa.

Resposta completa à pergunta Onde você se vê daqui a 5 anos?

Se você está procurando um exemplo de resposta mais completa e elaborada, deixamos o exemplo de resposta ideal:

Se eu tivesse a oportunidade de fazer parte de sua empresa, nos primeiros dois ou três anos me vejo me tornando um verdadeiro especialista em minha função. Eu gostaria de ser capaz de entender todas as áreas do negócio. Ser capaz de aprender todos os aspectos que compõem o meu papel para trabalhar da forma mais eficiente possível.

Já com quatro e cinco anos de experiência, me vejo como uma peça importante para a empresa. Uma pessoa com pleno conhecimento do seu papel e de todo o negócio. Espero que pessoas de outros departamentos possam me procurar para apoio em áreas relacionadas à minha contribuição para a empresa.

Essas duas fórmulas mencionadas funcionam porque a mensagem é genérica. Não é um objetivo específico que você tem em mente. Se você compartilha uma meta que tem claro em 5 anos, ela pode não atender ao que a empresa espera de você como candidato ideal.

Você verá que todos os exemplos que dissemos mostram motivação e entusiasmo para trabalhar nesta empresa e nesta função específica.

Resumindo: você está disposto a dar valor à empresa.

3. Nunca responda isso

Embora a ideia do que devemos responder seja clara, é essencial saber o que devemos evitar dizer a todo custo.

Então, nunca diga que você quer…

  • Estar na posição do seu chefe

  • Criar seu próprio negócio

  • Tirar um ano sabático ou viajar

  • Trabalhar em outro país

Basicamente, a resposta gira em torno de quão importante é para você continuar ganhando experiência e se aprimorando como profissional na função. Também não é benéfico se você hesitar muito e começar a dizer “umm…” ou “não sei…”. Tanto quanto possível, é importante projetar uma imagem confiante de si mesmo. Em última análise, a pior resposta seria fazer piadas sobre como você “quer ser o chefe” ou “CEO” da empresa. As brincadeiras virão quando houver um pouco mais de confiança com a equipe.

E aqui vai o conselho mais importante: Não tenha medo de entrevistas, se te ligaram é porque veem potencial em você. Se você quiser saber mais sobre como conduzir uma entrevista de emprego, assine nossa newsletter. Receba os melhores conselhos de profissionais em seu e-mail e torne-se o candidato perfeito.

Você já ouviu essa pergunta em uma entrevista? O que você respondeu? Envie seu comentário abaixo, ele será muito importante para nós.

Leia Também:
Como identificar se Estou indo mal na Entrevista de Emprego
O que devo levar para uma entrevista de emprego
Descubra o que fazer para o seu pequeno negócio alcançar o sucesso