Metodologia STAR a Técnica para se sair bem nas Entrevistas de Emprego

Metodologia STAR nas Entrevistas de Emprego

Para que vocês consiga se sair bem em uma entrevista de emprego,uma das metodologias mais utilizadas por candidatos e por recrutadores é a chamada metodologia STAR. Aplicando este método em uma entrevista pode ajudá-lo a garantir sua próxima oportunidade de emprego.

O que é a metodologia STAR?

A metodologia STAR consiste em facilitar as pessoas a narrar histórias. Essa técnica possui uma organização que é dividida em quatro etapas que são as seguintes: Situação (S), tarefa (T), Ações (A) e Resultados (R), daí vem a sigla “STAR”.

Saber contar suas experiências profissionais por meio desta técnica pode ajudar na compreensão dos recrutadores e também poderá ajudá-lo na sua narrativa dos fatos e experiência como profissional. Dessa maneira, você irá destacar suas principais habilidades e seus melhores trabalhos na sua área profissional.

Os motivos e como os recrutadores utilizam a metodologia STAR em seus processos seletivos?

Essa técnica é bastante utilizada em processos de seleção e muitos recrutadores montam suas perguntas por meio destas metodologia com o objetivo de conseguir extrair mais informações dos candidatos a uma vaga de emprego.

O recrutador tem necessidade de conhecer a quantidade de experiências que são suficientes para poder se candidatar à vaga. No decorrer da entrevista, eles prestam atenção aos detalhes, procurando entender como o candidato se comportou e como ele aplicou seus conhecimentos em certas situações e, como isso, poder determinar se o candidato está habilitado para concorrer ao posto.

Como posso fazer uso da metodologia STAR em uma entrevista de emprego?

Uma entrevista de emprego é a chance única de poder impressionar o entrevistador relatando nossas experiências com riqueza de detalhes. Usando a metodologia STAR, você precisará montar sua história no formato de quatro etapas, conforme exemplo abaixo:

Situação (S)

O primeiro passo é descrever a sua experiência. Não dê uma descrição generalizada, busque abordar pontos específicos.

Nessa etapa você irá explicar sua experiência, abordando pontos específicos. Não apresente uma descrição que seja geral.

Vamos supor que você esteja realizando uma entrevista para uma vaga da área de vendas. Você poderá descrever sua experiência quando trabalhou em uma loja da empresa X, onde você precisou auxiliar sua equipe de vendas a cumprir a meta de vendas para o feriado de natal e vésperas de ano novo.

Tarefa (T)

Na segunda etapa, você deverá abordar quais eram as suas atribuições no contexto da situação narrada na etapa anterior. Você poderia explicar que ficou responsável pelas vendas feitas pelo setor de roupas femininas, e que percebeu ali uma forma de aumentar as vendas do setor. Por exemplo, narre sugestões que você apresentou para sua gerente e que melhoraram a performance do setor de vendas.

A – Ações

É nesta etapa que você deverá narrar o que você sugeriu para que as metas de vendas de seu setor fossem alcançados. Em uma entrevista, você poderia abordar toda e qualquer ação que tenha ajudado sua equipe a conseguir o sucesso desejado.

Você pode explicar que se utilizou da empatia e da técnica de rapport (aqui você poderá aprender sobre isso) para criar uma conexão com seus clientes e isso possibilitou que a maioria das pessoas atendidas por você se decidissem a fazer compras na loja.

R – Resultados

Chegamos ao ponto chave para você conquistar o recrutador. Aqui você deverá dar o destaque aos resultados que você obteve dentro da história narrada. Conforme o exemplo acima, você poderia dizer que foi responsável por 25% das vendas de sua equipe na véspera de Natal, sendo o profissional de vendas que mais vendeu e, com isso, sua equipe conseguiu cumprir a meta de resultados estabelecida pela loja.

Se tem dificuldades para se expressar ou de narrar suas histórias de trabalho, pense em recorrer a uma Formação em Coaching. Você aprenderá a usar ferramentas e técnicas que serão capazes de lhe ajudar a desenvolver suas habilidades e também a identificar outras habilidades.

Dessa forma você irá conseguir aplicar a metodologia STAR com mais eficácia e receber ótimos feedbacks em processos de seleção de pessoal. Além das entrevistas, o coaching e a PNL têm a capacidade de ajudar você a aumentar seu crescimento profissional, tornando-o um profissional de destaque em sua área de atuação.

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