Como você pode melhorar a produtividade no trabalho

Como você pode melhorar a produtividade no trabalho

A produtividade do trabalho é a quantidade de trabalho que vale a pena realizado em um determinado período de tempo. Essa quantidade de trabalho útil deve ser o máximo possível e deve ser aumentada para aproveitar ao máximo suas horas de trabalho, seja você trabalhador ou empresário.

Motivação do trabalho

Em eras de novas tecnologias, o stress e outros motivos que influenciam continuamente em nosso desempenho, é fundamental saber como podemos melhorar nossa produtividade no trabalho, tendo por meta melhorar nossa vida profissional e rentabilizar nossas tarefas.

Como aumentar a produtividade do trabalho?

A produtividade do trabalho tornou-se um problema para muitas empresas e freelancers. A princípio, trabalhadores e empregadores estão motivados e a produtividade não é afetada. No entanto, quando se entra em uma dinâmica estável, essa produtividade começa a diminuir.

O que pode ser feito para evitá-lo? Como melhorar no trabalho para que o desempenho não diminua? Com motivação, comunicação constante, formação contínua e boa organização.

Estas são as chaves para não ficar preso ou acomodar-se e permanecer ativo em nossas tarefas de trabalho.

Dicas para melhorar a produtividade

Aqui estão algumas dicas para melhorar a produtividade no trabalho:

1. Descanse bastante e acorde cedo

É fundamental estar descansado e acordar cedo a fim de aumentar sua produtividade. Recomenda-se dormir de 7 a 8 horas, e fazê-lo à noite, por exemplo: das 23h às 7h. Assim, poderemos aproveitar as melhores horas para a performance de nosso cérebro.

Geralmente, é durante a parte da manhã, em que terá o máximo de seu desempenho tendo sua mente descansada e preparada para um melhor proveito das primeiras horas do dia.

2. Planeje seu dia

O melhor modo de ampliar sua produtividade é fazer um planejamento de cada dia. Esta tarefa fará você perder alguns minutos durante o dia ou durante a semana, mas ajudará você a ver seu dia, suas tarefas ou sua semana de maneira global, acima de tudo, ajudará você a saber por onde continuar cada vez que você terminar uma tarefa.

Além disso, planejar o seu dia também o ajudará a priorizar as prioridades, o que é essencial para melhorar a produtividade no trabalho.

3. Mantenha as distrações no mínimo

As distrações são o maior inimigo da produtividade no trabalho. Para combatê-los, é necessário identificá-los.

Essas distrações podem ser divididas em: distrações causadas por diferentes ferramentas de comunicação (por exemplo: o celular), distrações causadas por outras pessoas (por exemplo: colegas de trabalho) e distrações internas (aquelas distrações relacionadas aos seus pensamentos e sua vida pessoal) .

Para evitá-los, como mencionamos, você deve identificá-los e resolvê-los. Você pode desligar seu celular enquanto faz uma tarefa, trabalhar com fones de ouvido para que seus colegas não o interrompam, resolver problemas pessoais em seu tempo livre para não interfiram em seus afazeres, etc.

4. Trabalhe em blocos de trabalho com intervalos

Melhorar a produtividade não é trabalhar mais, é trabalhar melhor. Para trabalhar você tem que mergulhar em uma tarefa evitando distrações. Mas, fazer isso durante todo o dia de trabalho… é impossível! Todos nós precisamos de pausas e desconexão. Por isso, é aconselhável organizar as tarefas em blocos e descansar entre os blocos.

Inúmeros estudos afirmam que as pausas são benéficas para o desempenho, necessárias para reativar o cérebro e essenciais para enfrentar novas tarefas com energia.

5. Arrume seu local de trabalho

É impossível ser produtivo em um ambiente caótico. Seu desktop, tanto físico quanto computador, deve estar bem informático para facilitar o desempenho de todas as suas tarefas. Além disso, uma área de trabalho ordenada e limpa é capaz de estimular e facilitar a concentração.

6. Dedique-se a uma coisa de cada vez

Já ouviu falar que ser multitarefa não é uma força, mas é uma fraqueza? Sim é! Para aumentar a produtividade e obter os melhores resultados, você precisa se concentrar em uma única tarefa.

Além disso, há estudos que afirmam que dedicar-se a uma coisa de cada vez é capaz de melhorar a capacidade de passar de uma tarefa para outra de forma mais produtiva.

7. Automatize tudo o que puder

Para melhorar a produtividade é necessário economizar tempo nas tarefas mais recorrentes. Como fazê-lo? Hoje em dia, graças às novas tecnologias, podemos automatizar quase todas as tarefas que são realizadas regularmente. Por exemplo: fazer as contas.

Procure Apps e ferramentas para automatizar tudo o que puder e economize tempo para as tarefas mais importantes.

8. Configure um sistema para verificar e-mails

Muitos acreditam que o e-mail é um ‘ladrão de tempo’ e que distrai demais das tarefas realmente importantes. A verdade é que revisar e-mails é uma tarefa necessária e não pode ser suprimida. A única coisa que temos a fazer é estabelecer um sistema de verificação, definir determinados horários e horários durante o dia para ler os e-mails. Um bom sistema pode ser o seguinte:

Verifique o correio pela manhã, antes de iniciar qualquer tarefa. Isso irá evitar que você se esqueça de responder aquele e-mail que requer urgência no feedback.

Verifique o correio no meio de amanhã.

Verifique o correio antes do final do dia útil para organizar o próximo dia útil.
Seguir à risca tornando isso um hábito ira aumentar sua produtividade e ter a gestão de seu tempo sob controle.

9. Aprenda a dizer não

Aprender a dizer não e seguir seu plano é essencial. Não perder tempo com tarefas insignificantes que não trazem benefícios ao seu negócio é muito importante para melhorar a produtividade do trabalho. Para obtê-lo, você terá que dizer NÃO! mais frequentemente. Sim, sabemos que parece lógico, mas nem sempre nos apegamos a isso.

10. Medite

Por que meditar está ligado à produtividade no trabalho? A meditação é uma prática que reduz o estresse, melhorando a qualidade de nossa vida e nosso descanso e aumentando o bem estar no trabalho. Meditar ajuda a manter o equilíbrio em nossas vidas, e com esse equilíbrio conseguiremos melhorar muitos aspectos do nosso dia a dia, entre eles: o trabalho.

Se você deseja mais informações ou tem alguma dúvida sobre produtividade do trabalho, não hesite em nos contatar.

Leia também:

Ser Empregado ou Empreendedor?
Salário Emocional: O que é, tipos e Exemplos
Lidar com Maus Colegas de Trabalho