Como identificar se Estou indo mal na Entrevista de Emprego

Como identificar se Estou indo mal na Entrevista de Emprego

Veja como você pode observar e saber como resolver algumas situações para não perder a chance de conseguir uma vaga.

Saber identificar quando vocês está indo mal na sua entrevista de vaga de emprego é importante saber como você pode reverter essa situação a tempo de, pelo menos, que este erros não venham a se repetir. veja a seguir 5 dos principais sinais, de uma gerente de uma empresa de recrutamento.

Como saber se você está indo mal em uma entrevista de emprego?

No decorrer de uma entrevista, existem alguns sinais que, se você souber identificar, saberá se está agradando ou não o seu entrevistador. Se perceber este sinais, veja o que fazer para tentar virar o jogo a seu favor.

1. Poucas perguntas feitas pelo entrevistador

Normalmente, quando uma entrevista está sendo interessante, o entrevistador faz uma pergunta atrás da outra. Muitas pessoas acham que não está indo bem, justamente porque está respondendo muitas questões, mas é exatamente o contrário. Uma dica para aumentar o interesse pela conversa ou assunto, é dar respostas mais completas e com informações mais interessantes e com um tom mais envolvente.

2. As perguntas do entrevistador não têm nada a ver com o que você respondeu

Caso você note que, quando termina de dar uma resposta a uma pergunta, o entrevistador não faz nenhuma referência com o que você respondeu antes, pode ser que você respondeu tudo o que ele quis saber ou você não entendeu a pergunta feita.

Para essa situação, a dica é a seguinte, primeiro, escute com muita atenção todas as perguntas do entrevistador e, depois, direcione a sua fala de acordo com as perguntas feitas. Se sua experiência profissional é grande, mais conteúdo interessante terá para contar. O seu papel deverá ser focar fortemente no que o entrevistador deseja saber e não nas coisas que para você parecem ser interessantes.

3. Os entrevistados foram à entrevista de terno e você está de jeans (e vice-versa)

Dizem que a aparência não é tudo que importa, mas a verdade é que ela tem influência na impressão que as outras pessoas tem de você. Muitas pessoas acham que “o se vestir bem” é se vestir de maneira formal, mas não é verdade. O se vestir bem, é está ajustado ao contexto. Se isso acontecer, tente amenizar a gafe, ao pedir desculpas ao entrevistador.

Você pode dizer que depois da entrevista você irá comparecer a um evento formal, um casamento ou outro evento em que a vestimenta formal é exigida. Caso a desculpa pareça não convencer, pelo menos você mostrará que não tentou esconder isso do seu entrevistador. É melhor falar sobre isso, do que fingir que não percebeu. Ao fazer isso, poderá deixar uma aparência inicial positiva.

4. Sem querer, você deixou escapar uma gíria

É considerado uma falta grave e é difícil de ser reparado, pois você não vai ter tempo de mudar essa impressão. os chamados vícios de linguagem, as gírias ou palavrões sempre irão ter uma conotação negativa. Mas, claro que você pode, e deve, se desculpar na hora, no caso de que alguma palavra ou termo chulo escape de sua boca. Aqui também vale falar sobre isso, do que fingir que nada aconteceu.

Porém, o certo é, sempre, evitar essas palavras, mesmo que o entrevistador pareça ser “descolado”.

5. Você falou mal do seu antigo emprego ou de seu chefe

Nunca, jamais, em hipótese alguma, critique seus antigos chefes ou a empresa que você trabalhou. Esse é um tipo de falha que é como uma falta dentro grande área no futebol. Esse é o tipo de erro que não tem desculpas possíveis. Então, caso você tenha tido uma saída da empresa anterior muito conturbada e não deseja passar por essa situação constrangedora, treine muito bem o seu discurso antes da entrevista.

É importantíssimo que pense antes, com cabeça tranquila, longe das tensões de uma entrevista. Treine como vai narrar a história de uma forma bem discreta, sem falar mal de ninguém.
Também, se tentar omitir esse ponto ou tentar se esquivar da pergunta, isso poderá provocar a curiosidade e poderão investigar mais a fundo. Algo que você poderia responde é “que saiu do emprego por uma questão de falta de envolvimento da estratégia da empresa ou com o seu ponto de vista no que você acredita”. Seria uma maneira generalizada de responder, sem ter de dizer o que você achava que era certo ou errado.

Conheça as frases que podem atrapalhar sua entrevista

Mesmo que você esteja tenso durante uma entrevista, você deve evitar certas frases que podem ser mal interpretadas pelos entrevistadores. Confira alguns exemplos.

“Eu não tenho a menor ideia.”

Você jamais deverá responder qualquer pergunta com essa frase, mesmo que você realmente não tenha a menor ideia do que como responder à pergunta, procure responder de outra maneira. Você diria por exemplo, “essa é uma boa pergunta e eu precisaria de tempo para pensar”.

“Eu odeio meu atual trabalho.”

Como já dissemos antes, nunca, mas nunca mesmo, fale mal de seu trabalho ou chefias anteriores ou atuais. Isso simplesmente destruirá sua reputação e sua credibilidade. Vale aqui a mesma dica de antes, nunca fale mal de absolutamente ninguém.

“Qual é o meu salário?”

Mesmo que você tenha permissão de fazer perguntas, não indague quanto irá ganhar no caso de ser selecionado para a vaga. Esses assuntos não costumam ser tratados de forma natural, ainda mais no Brasil, onde é um verdadeiro tabu falar sobre salário.Mesmo que você esteja curioso, deixe essa

Não sei muita coisa sobre a empresa”

É essencial que você procure saber tudo o que puder sobre a empresa que está fazendo o processo de seleção. Responder dessa maneira irá demonstrar que você não teve o devido interesse pela empresa que está contratando.Não deixe parecer que você é um profissional sem interesse.

Resumo de como ser bem sucedido em uma entrevista

De maneira resumida, as dicas de especialistas para não se cometer erros e se dar bem em uma entrevista de emprego são:

  1. Entenda cada pergunta do entrevistador e tenha foco na resposta e no que ele realmente deseja saber;

  2. Dê respostas que sejam completas, com começo, meio e fim;

  3. Procure saber como os funcionários da empresa se vestem e tente escolher uma roupa parecida;

  4. Tenha muito cuidado com as suas palavras. É muito importante não usar gírias ou erros de português;

  5. Nunca fale mal de ninguém, principalmente do seu antigo chefe;

  6. Conheça os valores que a empresa defende e saiba se eles têm a ver com você;

  7. Evite frases que possam fazer tudo a perder.

Leia também:
Como Responder a Pergunta da Entrevista – Fala-me sobre você
Metodologia STAR a Técnica para se sair bem nas Entrevistas
O que devo levar para uma entrevista de emprego